Blogia
mosicayparolas

VII FESTIVAL IBERIA HUESCA FOLK 2007 -- REALEJO --

VII FESTIVAL IBERIA HUESCA FOLK 2007 -- REALEJO --

VII Festival Iberi@huesca.folk
Lunes 6 de AGOSTO


Actuaciones de

Realejo (Portugal) http://www.myspace.com/osrealejo


Nascido por iniciativa de Fernando Meireles em 1990, o grupo Realejo dedica-se à criação e interpretação de música das tradições europeias (a partir da Idade Média), com especial incidência na música para sanfona, instrumento que havia desaparecido completamente no nosso país durante o século XIX.

O grupo utiliza instrumentos tradicionais portugueses, a maior parte dos quais construídos por Fernando Meireles que é, actualmente, o único construtor de sanfonas em Portugal.
Com dois álbuns publicados (Sanfononia, 1995 e Cenários, 1997), o Realejo já realizou mais de 200 espectáculos em todo o país e no estrangeiro, com especial destaque para duas participações no Festival Cantigas de Maio (Seixal) Okarina Folk Festival (Eslovénia), Comemorações do Dia de Portugal (Macau), Expo 98, Festival de Rudoujstat (Alemanha), Homenagem a Michel Giacometti (Ajaccio, Córsega), Festival Intercéltico do Porto, Encontros da Tradição Europeia (Guimarães e Tondela), Festival de Saint Chartier (França), XVIII Festival de Pardiñas (Lugo, Galiza) International Maifestspiele Festival (Wiesbaden, Alemanha). O grupo apresentou-se ainda em diversos programas de televisão.Actualmente o Realejo vem procurando uma mudança na sua sonoridade, para o que introduziu o baixo acústico, em substituição do violoncelo.


A partir de 2000 começou também a explorar a utilização da voz em temas tradicionais e outros da sua própria autoria.
Dotado de um conjunto de músicos talentosos, o Realejo consegue um equilíbrio notável entre a tradição e a modernidade de que resulta uma música inventiva e personalizada, unanimemente elogiada pela mais exigente crítica musical portuguesa.

Mas información sobre el VII Festival Iberi@huesca.folk:

http://www.ayuntamientohuesca.es/000_estructura/index.php?opc=ve&idm=4865&



Technorati Profile

0 comentarios